Artigo do BINAC aceito no CEBEB 2014

Um artigo escrito pelos Profs. Hélio Magalhães, João Ranhel (ambos do BINAC) e o aluno R.B.A. Alves foi aceito no CEBEB-2014. O artigo Simulation of Color Blindness and a Proposal for Using Google Glass as Color-correcting Tool foi aceito para apresentação no XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, http://cbeb.org.br/CBEB2014/index.php/en/.

Grosso modo, boa parte da população é acometida de cegueira para alguma das três cores básicas (red green blue – ou combinação delas). Professor Hélio propôs uma modificação na forma de amostrar cores em imagens mediadas por dispositivos eletrônicos (celulares, telas de computadores, câmeras, etc).

Um pequeno ajuste nos sinais eletrônicos se transforma numa ajuda imensa para os “daltônicos” que olham imagens geradas eletronicamente.  Os ajustes de sinais propostos pelo professor são feitos por software.

Agora o BINAC está recrutando voluntários do curso de engenharia eletrônica para  modificar um circuito físico que opera sobre os sinais RGB dos monitores realizando a mesma tarefa demonstrada no artigo em hardware. Pode ser que isso venha fazer parte dos circuitos geradores de SVGA, XVGA, etc… um assunto que envolve inclusão social e acessibilidade. Uma ideia simples e de grande valia.

Parabéns ao prof. Hélio Magalhães pela iniciativa…

Leave a Reply