BINAC e Propesq/UFPE

A Propesq/UFPE contemplou o BINAC no “EDITAL DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA 2014″

Nossa proposta solicitou auxilio para compra de uma impressora 3D de baixo custo (Makerbor Replicator 2X – uma boa impressora para prototipagem), alguns servo motores HS-645 da Hitec, além de itens para montagens eletrônica. Se a Propesq liberar o valor solicitado, poderemos construir no BINAC nossos primeiros protótipos de “agentes articulados” físicos (robôs com pernas) ou começar nossos estudos em próteses

Estamos gratos à comissão da Propesq que julgou os trabalhos, e à Propesq pela ajuda aos grupos de pesquisas emergentes.

Breve descrição do projeto:

JUSTIFICATIVA DA SOLICITAÇÃO
Estamos solicitando a compra de uma máquina impressora 3D de custo relativamente baixo para desenvolvermos pequenos protótipos de robôs com pernas (legged robots) e modelos em escala de próteses que serão todos controlados por “Neural Assembly Computing”. Para criarmos tais dispositivos precisamos ainda de servo-motores, atuadores e sensores diversos. O grupo já possui uma versão do software Eagle (Cadsoft – licença paga) para criação de placas de circuito impresso e um computador/estação gráfica para rodar o tanto o Eagle quanto um programa de modelagem 3D, pensamos inicialmente em software livre, e.g. Blender.
Em contrapartida, o grupo desenvolve placas de circuito impresso, confecciona em empresas especializadas, e monta os componentes aqui na UFPE. Tais placas podem ser utilizadas por outros programas de pesquisas, pois adotamos a postura de construção de hardware livre (e propriedade intelectual compartilhada).

OBJETIVOS E METAS
Objetivo principal é capacitar o grupo para criar agentes e/ou partes de agentes (membros e protótipos de próteses) que imitem a biomecânica de organismos para podermos aplicar os conceitos teóricos desenvolvidos para a abordagem NAC.
Como prova de conceitos, a meta inicial será construir um robô hexapoda (imitando insetos) que será controlado por assembleias neurais pulsadas. Cada perna do robô com 3 ou 4 graus de liberdade será controlada por um CPG e um grupo de 6 CPGs controlará o “gait” do robô. Um sistema também em redes neurais pulsadas deverá controlar quando o robô inicia os movimentos e quando deverá parar. A meta é não usar outra tecnologia que não a NAC.
Outra meta secundária e colateral é que teremos criado uma base com esse robô hexapoda para avanços nas investigações sobre sistemas inteligentes e cognitivos, comportamento, etc. Enquanto ao primeiro robô podemos designar uma tarefa simples como seguir um facho de luz (fototaxia), pode-se utilizar a mesma plataforma para estabelecer tarefas gradualmente mais complexas, como forragear, reconhecer objetos, simular situações de decisões entre fugir e/ou lutar, aprendizado de rotas, etc.

ORÇAMENTO DOS RECURSOS SOLICITADOS*
NATUREZA            DISCRIMINAÇÃO DOS ITENS                                                   Valor (R$)
Capital:
Item 01-                  Impressora 3D MakerBot Replicator 2X                            12.000,00
Custeio:
Item 012-              Servomotor Hitec HS-645MG (Kits com 4), 6 kits            1.500,00
Item 03-                Filamentos ABS para impressão 4 rolos de 1,75mm         600,00
Item 04-                 Sensores, CIs, fios, miscelânea Vários itens                      2.500,00
Outros serviços de terceiros:
Item 05-                SEDEX da impressora p/ Recife                                                   592,00
Total dos recursos solicitados (R$) 17.192,00

Leave a Reply